Mercado Livre

Através do MERCADO LIVRE, o consumidor escolhe o seu fornecedor e negocia as melhores condições de compra de energia de acordo com suas necessidades, buscando redução de custo e previsibilidade em seus gastos.

O que é?

O Mercado Livre de Energia no Brasil surgiu para estimular a livre concorrência e, assim, reduzir os custos com energia elétrica. O consumidor livre pode traçar suas próprias estratégias e negociar livremente as condições comerciais de contratação da sua energia. Tem a possibilidade de escolher preço, prazo e indexação. Além de ter flexibilidade quanto ao montante de consumo. O consumidor livre também pode escolher seu fornecedor de energia.

Que são os agentes do sistema interligado nacional?

Cativo x Live

No Mercado Livre, os consumidores podem traçar suas próprias estratégias e negociar livremente as condições comerciais de contratação da sua energia. Tem a possibilidade de escolher preço, prazo e indexação. Além de ter flexibilidade quanto ao montante de consumo. O consumidor livre também pode escolher seu fornecedor de energia.

No Mercado Cativo, os consumidores só podem comprar energia elétrica de uma concessionária ou de uma permissionária que tem a concessão para fazer o serviço de distribuição. O consumidor cativo não tem a possibilidade de negociar preço, ficando sujeito às tarifas de fornecimento estabelecidas pela ANEEL. Compram energia elétrica de distribuidoras que adquiriram essa energia através de leilões, portanto precisam repassar esses custos ao consumidor.

Quem pode migrar?

CONSUMIDOR LIVRE: Empresa com demanda contratada igual ou superior a 500 kW

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 500 kW, por unidade ou somatório de unidades com o mesmo CNPJ, podem adquirir energia gerada por fontes renováveis (energia incentivada) que dá desconto nas tarifas de uso do sistema de distribuição.

CONSUMIDOR ESPECIAL: Empresas com demanda contratada igual ou superior a 3.000 kW

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 3.000 kW, podem adquirir energia de qualquer fonte de geração (hidráulica, térmica, eólica, solar, etc). Este mercado apresenta preços mais competitivos pelo ganho de escala para construção de grandes usinas.

Processo de Conexão

  • Analisamos os contratos vigentes com a distribuidora e requisitos de conexão
  • Realizamos estudo de viabilidade econômica
  • Cliente decide pela migração e comunica distribuidora
  • Damos todo o suporte para comprar energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL)
  • Alteramos o Sistema de Medição para Faturamentos (SMF)
  • Conduzimos toda o processo de adesão à CCEE e modelagem dos contratos

Entre em contato conosco para nosso time de especialistas fazer um estudo de viabilidade econômica.

  1. Reduza seus custos com energia elétrica
  2. Negocie Prazo, Preço e Reajustes
  3. Escolha a fonte de energia e garanta a rentabilidade de seu negócio

Compartilhar: